Se casando com um inglês no Brasil

0 Comments
Casamento no cartório (sei que eles são cidadãos do mesmo país, mas essa foto é clássica)

      Se casar com um estrangeiro no Brasil tem toda uma parte burocrática bem chata, principalmente se seu noivo for inglês e você morar em São Paulo! haha
      Quando eu e o Shane decidimos nos casar a primeira coisa que eu fiz foi ir ao cartório da minha região e perguntar quais seriam os procedimentos, eles me deram um papel com uma lista de quais documentos o Shane deveria trazer e o que fazer, então vou dividir aqui com vocês.

"DOCUMENTO PARA ESTRANGEIRO (TURISTA):

-> Certidão de Nascimento, na forma longa
-> Atestado de Solteiro (a)

-> Atestado de Residência (documento adquirido normalmente através do consulado)
-> Passaporte ou Tarjeta de entrada no país (visto no prazo)


OBS: Todos os documentos (com exceção do passaporte) deverão ser visados pelo consulado Brasileiro no país de Origem, traduzido por tradutor juramentado e registrado em cartório de títulos e documentos."

Mas esses papéis foram requeridos pelo cartório em que nós pretendemos nos casar, para saber melhor quais os documentos necessários, o melhor a se fazer é perguntar no cartório em que irão se casar, pois alguns pedem menos papéis que outros.
Os dois sites que me ajudaram mais que tudo sobre como conseguir esses papéis e como legalizá-los foram o site do Governo Britânico, onde o noivo pode fazer o pedido dos papéis e pagar tudo online, e também o site do Consulado Geral do Brasil em Londres, que tem um FAQ muito bom que tira completamente todas as dúvidas sobre os papéis e onde consegui-los.
O Shane optou por ir atrás dos papéis um a um ao invés de pedir online, no caso saiu mais barato pra ele.
      Uma vez que seu noivo tiver todos os documentos em mãos, ele precisará legalizar primeiro no FCO - Foreign and Commonwealth Office e só então no Consulado Brasileiro em Londres. Uma vez que tudo estiver legalizado só precisará traduzir para português por um tradutor juramentado.
No meu cartório me disseram que quando ele chegasse aqui deveríamos ir à um outro lugar cujo me deram o endereço, para que ele registre os papéis aqui. Depois de tudo isso levaremos os papéis para o cartório para que (finalmente) dêem entrada no casamento.


      Como vocês podem ver não é tão simples quanto parece, só de ler tudo me dá uma preguiça, mas é o único jeito de ficarmos juntos então iremos até o fim! Se vocês pretendem se casar logo eu aconselho o noivo a não ser preguiçoso e começar a ir atrás dos papéis dois meses antes do dia em que ele pretende viajar para o Brasil e ainda sim não comprar passagem nenhuma até ter tudo resolvido primeiro, porque imprevistos acontecem e nesse caso ele perderia a passagem.

Espero que tenham gostado, espero ter esclarecido algumas dúvidas, boa sorte e até a próxima ;)


You may also like